Nesta quarta-feira (14), o setor da cana nordestino se reuniu em Natal, no evento de abertura da safra da Associação dos Plantadores de Cana do Rio Grande do Norte (Asplan/RN). A entidade, presidida por Hermano Neto, também destacou os CBios que serão pagos pelas usinas aos canavieiros, depois da aprovação de um projeto de lei já em curso no Congresso Nacional, em atendimento à Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana). O vice-presidente da Feplana, Alexandre Andrade Lima, que também preside uma usina cooperativa em PE (Coaf) e a Associação Canavieira (AFCP), participou e destacou a grandeza do evento.
Pedro Neto e José Inácio, presidente e vice-presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), marcaram presença junto às lideranças políticas, industriais e de fornecedores locais e de outros estados da região, sendo vários deles homenageados na ocasião, como Eduardo Monteiro, do Grupo EQM. “Foi o evento da Asplan/RN mais prestigiado que tenho conhecimento. Mostra que o trabalho está na direção correta e tem o reconhecimento do setor”, realçou Lima.
A Asplan, na gestão de Hermano Neto, já conta com mais de 300 associados. Os fornecedores de cana no estado, assim como em todo o Nordeste são cruciais para o setor sucroenergético. Não existe usina na região sem cana de fornecedor. E, em Pernambuco, após o surgimento das usinas geridas por cooperativas de canavieiros, como a Coaf, cresce ainda mais a quantidade e proporção da cana do fornecedor no estado. A Asplan/RN também objetiva ter usina-cooperativa e continua acreditando que seja possível.
A 10° safra seguida da usina da Cooperativa Agroindustrial dos Fornecedores de Cana de Pernambuco…
Nesta terça-feira (1°), em nova ação com objetivo de elevar a produção canavieira e baixar…
Um dos maiores pintores brasileiros, Cícero Dias (1907-2003), reconhecido pelo mundo artístico, considerado vanguardista da…
Nesta safra em Pernambuco, o canavieiro é obrigado a fazer o licenciamento da atividade agrícola.…
A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) segue buscando meios para minimizar os…
O canavieiro pode receber mais por sua cana fornecida às usinas através do Renovabio (Lei…