Nas últimas semanas, após contratação e ampliação do time de agrônomos da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), comunidades de pequenos produtores de cana estão sendo mais visitadas. Os agrônomos Ricardo Moura e Álvaro Rodrigues têm intensificado as visitas nestes locais, conforme deliberação do Departamento Técnico da entidade, coordenado pelo vice-presidente da AFCP, Paulo Tapepy.
“Nosso objetivo é ajudar na solução de problemas enfrentados por canavieiros, oferecendo suporte técnico e aprimorar a produção agrícola”, diz o coordenador. Nas últimas semanas, foram visitados assentamentos dos engenhos Canzanza (Moreno) e Mato Grosso (Rio Formoso).
Os agrônomos detectaram problemas, como falta de várias práticas agrícolas, inclusive a ausência de análises de solo, base primordial da cadeia produtiva. “A partir dessas visitas, a localidade passa a entrar em nosso monitoramento, com agenda de visitas e acompanhamento mais próximo das análises, orientando inclusive a compra de insumos para as etapas desenvolvidas na atividade, bem como para evitar a repetição de erros na aquisição de insumos”, conta Ricardo.
Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP, destaca que ações de agrônomos in loco são muito importantes para levar atendimento técnico e a assistência especializada para produtores que vivem em localidades com maior dificuldade de acesso e um menor conhecimento, a exemplo do produtor de assentamentos, locais que sempre foram assistidos pela AFCP, sendo agora intensificado, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, elevar a produtividade e diminuir os custos nestas comunidades.
A 10° safra seguida da usina da Cooperativa Agroindustrial dos Fornecedores de Cana de Pernambuco…
Nesta terça-feira (1°), em nova ação com objetivo de elevar a produção canavieira e baixar…
Um dos maiores pintores brasileiros, Cícero Dias (1907-2003), reconhecido pelo mundo artístico, considerado vanguardista da…
Nesta safra em Pernambuco, o canavieiro é obrigado a fazer o licenciamento da atividade agrícola.…
A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) segue buscando meios para minimizar os…
O canavieiro pode receber mais por sua cana fornecida às usinas através do Renovabio (Lei…