Os biocombustíveis passarão a ter destaque ainda maior no Brasil a partir desta terça-feira (8), com a sanção presidencial da Lei Nacional Combustível do Futuro, durante a exposição Liderança Verde Brasil Expo, que será realizada na Base Aérea de Brasília. No evento, que contará com a participação da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil, representada por Paulo Leal (presidente) e Alexandre Andrade Lima (vice-presidente da Feplana e presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco- AFCP), terá a demonstração das principais tecnologias em atividade no país vinculadas aos setores da bioenergia, com destaque ao ligado à cana de açúcar.
“O etanol oriundo da cana de açúcar, principal biocombustível usado no país, inclusive que será fonte energética do hidrogênio verde, está no centro da Lei do Combustível do Futuro, porque busca a descarbonização dos setores de transporte (aviação e rodoviário)”, destacam Leal e Lima.
Além da descarbonização dos setores de transportes (aviação e rodoviário) e gás natural (pelo biometano), a sanção da Lei Combustível do Futuro ainda oportuniza a alteração dos limites de mistura de etanol anidro à gasolina, e de biodiesel ao diesel.
A nova lei também garante a regulação e fiscalização das atividades de captura e estocagem geológica de dióxido de carbono e de combustíveis sintéticos. E integra iniciativas e medidas adotadas no âmbito da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Programa Mover) e do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
A exposição reunirá as maiores empresas públicas e privadas do setor de biocombustíveis, gás e energia elétrica. Estarão sendo expostos equipamentos e veículos que utilizarão tecnologias lideradas pela indústria brasileira na área de transportes e mobilidade, como o SAF [combustível sustentável de aviação] e o BioGLP, produzido a partir de matérias-primas renováveis
Os cooperados também elegeram Damião Gomes para secretário e Marcos Rabelo na vice-secretária. Paulo Giovanni…
O valor exato aprovado para distribuição das sobras referente à usina Coaf ficou em R$…
Nesta quarta-feira (19), a direção nacional da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana)…
Nesta quarta-feira (12), dando continuidade a sua política de reflorestamento da região através da produção…
O advogado Igor Soares de Carvalho, que já atua na Associação dos Fornecedores de Cana…
A sede da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco será palco do Encontro Estadual…