O setor canavieiro nordestino tem passado por dificuldades no Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para contratar financiamentos. Apesar de atender regras do Banco Central, como tem justificado a instituição bancária, a procura por uma solução foi colocada pelo presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre Andrade Lima, para o presidente do BNB, Paulo Câmara, em reunião com lideranças do setor na usina Estivas, na cidade de Arez/RN.
Solícito, Paulo Câmara agendou uma reunião do superintendente do BNB de Pernambuco com Alexandre para esta terça-feira (17), em Recife. O líder da AFCP reclama da negativa dos financiamentos pelo banco para o setor, com restrições controversas sobre supostas questões ambientais e pertinentes ao CAR – Cadastro Ambiental Rural das propriedades. A reunião buscará uma solução a respeito.
Na ocasião, Alexandre lembrou do relevante papel de Paulo Câmara para o progresso das usinas cooperativas de Pernambuco geridas por canavieiros, como da Coaf em Timbaúba, que está há 10 safras em atividade por conta das políticas de Paulo quando governava PE. A Coaf, também presidida por Alexandre, vai moer cerca de 900 mil toneladas nesta safra, onde emprega mais de 4 mil trabalhadores.
Alexandre, inclusive, foi até Ceará-Mirim/RN anos depois da abertura da usina Coaf, com o objetivo de estimular a abertura do mesmo modelo no Rio Grande do Norte. Mas ainda não foi efetivado, apesar do desejo do setor. O BNB, caso reveja a sua política em relação ao financiamento de cooperativas, hoje ainda resistente depois de problemas de gestão à respeito no passado, poderá ser o indutor no cooperativismo dos canavieiros e das usinas, elevando renda, riqueza e postos de trabalho nas regiões onde há uma usina-cooperativa.
A demanda é defendida por Alexandre, mas também pelos presidentes das Associações dos Plantadores de Cana de outros estados do Nordeste, que estiveram presentes na reunião com o líder do BNB, organizada pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro. Dentre eles, Hermano Neto (RN) e José Inácio (PB), além do atual presidente da União Nordestina dos Plantadores de Cana (Unida), Pedro Neto.
Os cooperados também elegeram Damião Gomes para secretário e Marcos Rabelo na vice-secretária. Paulo Giovanni…
O valor exato aprovado para distribuição das sobras referente à usina Coaf ficou em R$…
Nesta quarta-feira (19), a direção nacional da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana)…
Nesta quarta-feira (12), dando continuidade a sua política de reflorestamento da região através da produção…
O advogado Igor Soares de Carvalho, que já atua na Associação dos Fornecedores de Cana…
A sede da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco será palco do Encontro Estadual…