Na última sexta-feira (4), a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) se reuniu com gestores e agrônomos do Banco do Nordeste (BNB) com o objetivo de buscarem redefinir o valor do montante dos recursos do Fundo Nacional do Nordeste (FNE) disponibilizado todo ano para financiar a safra dos canavieiros no estado. A FNE é mais atrativa que outros empréstimos, pois seu juros é subsidiado pelo governo federal.
A AFCP conseguiu demonstrar, com o aval dos técnicos do BNB, que é possível ampliar tais financiamentos para o canavieiro devido ao valor pago pela cana quando é levado em conta a ATR e também pelas bonificações, indicadores antes não considerados, dando assim viabilidade a maiores empréstimos.
“Concluímos que o fornecedor tá recebendo uma cana pelo preço maior do que somente considerando a ATR devido às bonificações pagas pelas cooperativas e usinas em PE, o que agrega o preço maior pela cana e assim dá viabilidade para que o canavieiro possa contratar o financiamento pelo FNE com um valor maior”, conta Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP, junto com o vice Paulo Giovanni e com o agrônomo Virgílio Pacífico.
Portanto, a situação para tais financiamentos para os fornecedores com maiores valores serão possíveis agora por conta dessa então inclusão dos indicativos da remuneração da cana do produtor, passando a considerar o valor do kg da ATR a respectiva bonificação.
A decisão foi tomada durante a reunião da AFCP com o gerente executivo estadual do BNB, Neydson Moura, com a gerente célula de execução e suporte técnico, Marilin Soares e com os agrônomos da instituição bancária, Elenilson Silva e Manoel Messias.
A iniciativa faz parte do projeto Reconectar Timbaúba e do programa Plantar do governo estadual.…
Os cooperados também elegeram Damião Gomes para secretário e Marcos Rabelo na vice-secretária. Paulo Giovanni…
O valor exato aprovado para distribuição das sobras referente à usina Coaf ficou em R$…
Nesta quarta-feira (19), a direção nacional da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana)…
Nesta quarta-feira (12), dando continuidade a sua política de reflorestamento da região através da produção…
O advogado Igor Soares de Carvalho, que já atua na Associação dos Fornecedores de Cana…