Categories: AFCP NEWS

Câmara aprova venda direta de etanol pelas usinas e inclui as cooperativas

A Câmara dos Deputados aprovou ontem a medida provisória (MP 1069/21) que permite a venda direta de etanol das usinas para os postos de combustíveis, sem precisar passar pelas distribuidoras. O relator foi o deputado Augusto Coutinho. Em atendimento ao pleito do setor canavieiro, em especial ao modelo de negócios cooperativo em usinas do Brasil, a exemplo ao da Coaf em Pernambuco, Coutinho, apoiado pelo presidente da Casa, Arthur Lira, e pela Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB Nacional), incluiu trechos na MP, permitindo a venda direta aos postos também para as cooperativas de produção ou comercialização de etanol.

Durante a votação, o relator lembrou que “não faz sentido” uma usina ter que transportar o combustível até o centro de distribuição se houver um posto próximo a ela. “Era uma demanda antiga do setor e que pode ajudar nos preços”, disse.  O presidente da Feplana, Alexandre Andrade Lima, que esteve com Coutinho na Câmara esta semana, concorda com o relator e o agradece, em especial por não deixar as usinas geridas por canavieiros de fora da MP.

Em Pernambuco, por exemplo, três das 13 usinas em operação têm o modelo cooperativista, gerido por fornecedores de cana de açúcar. São elas, Coaf em Timbaúba, Agrocan em Joaquim Nabuco e Cooafsul em Ribeirão. Juntas, elas geram mais de 10 mil empregos diretos no campo e nos parques fabris.  “Seria um absurdo deixá-las de fora da venda direta. Sem a inclusão delas na MP.

Por sinal, desde 2015, o Governo de Pernambuco estimula os fornecedores de cana a reabrirem usinas fechadas no Estado através do cooperativismo, em atendimento a uma promessa do então governador Eduardo Campos ao setor canavieiro. Foi criada uma lei fiscal que estimula a criação e a competitividade das unidades de etanol geridas por este modelo. “O governador Paulo Câmara precisará reeditar esta lei para que o cooperativismo nas usinas siga este processo socioeconômico pujante e possa aproveitar essa nova fase com a liberação da venda direta de etanol”, fala Lima, que também preside a Associação dos Fornecedores de Cana do Estado.

Bel Coutinho

Recent Posts

Usina Coaf segue batendo recorde semanal de moagem e prevê 1 milhão de toneladas na safra

A 10° safra seguida da usina da Cooperativa Agroindustrial dos Fornecedores de Cana de Pernambuco…

2 meses ago

AFCP oportuniza cobridoras de cana a preço menor e financiada para cooperados da Coaf Insumos

Nesta terça-feira (1°), em nova ação com objetivo de elevar a produção canavieira e baixar…

2 meses ago

AFCP lança documentário da antiga sede restaurada onde foi ateliê de Cícero Dias

Um dos maiores pintores brasileiros, Cícero Dias (1907-2003), reconhecido pelo mundo artístico, considerado vanguardista da…

2 meses ago

Canavieiros de PE sem licenciamento ambiental ficarão sem financiamento bancário da atividade agrícola

Nesta safra em Pernambuco, o canavieiro é obrigado a fazer o licenciamento da atividade agrícola.…

2 meses ago

AFCP busca inovação para redução de custo e aumento de eficiência de defensivos

A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) segue buscando meios para minimizar os…

2 meses ago

AFCP inicia pelos fornecedores da JB novo serviço ambiental para que recebam mais pela cana

O canavieiro pode receber mais por sua cana fornecida às usinas através do Renovabio (Lei…

2 meses ago