Categories: AFCP NEWS

Coaf conquista incentivo estadual para produção de álcool em gel e 70°

A Coaf, que é a primeira usina de PE a receber o benefício, acredita que outras usinas seguirão mesma iniciativa, solicitando a inclusão no Proind

Na sexta-feira (29), o Governo de Pernambuco publicou um decreto de concessão de incentivo fiscal para uma usina sucroenergética do estado que está produzindo álcool em gel e álcool 70°, materiais vitais para o combate ao coronavírus. A unidade beneficiada fica em Timbaúba. Ela é gerida pela Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf). O incentivo fiscal consolidado, que é voltado para estes produtos fabricados pela usina, integra o Programa de Estímulo à Indústria Estadual (Proind).

A Coaf, que já doou mais de 13 mil litros de álcool 70° no estado desde o começo da pandemia, é a primeira usina pernambucana a conseguir este benefício. Foi a própria unidade que solicitou ao governador Paulo Câmara a sua inclusão no Proind, tendo contado com o apoio do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Aloisio Lessa, e do ex-secretário de Agricultura e da Casa Civil, Nilton Mota. O benefício foi concedido em substituição ao incentivo que a Coaf já recebia através do Programa do Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe), este que incentivava a produção de aguardente da unidade.

Alexandre Andrade Lima, presidente da Coaf, agradece ao governador e aos secretários pela consolidação dessa substituição do Prodepe pelo Proind até o ano de 2032. “A mudança estimula a nossa produção de álcool em gel e álcool 70°, contribuindo sobretudo durante este difícil período de crise com a Covid-19. Mas também deixará esses nossos produtos pernambucanos mais competitivo aqui dentro do estado em relação ao álcool produzido em outros locais, como em MG,  que conta com tais incentivos fiscais e são comercializados aqui mais baratos em prejuízo de nossa cadeia produtiva, prejudicando os nossos empregos e geração de renda e tributos “, conta Lima.

Álcool contra a Covid

Desde que começou a pandemia no Brasil e que o Poder Público autorizou as usinas a produzirem álcool para fins domésticos e hospitalares, a usina Coaf, em operação em Pernambuco desde a safra 2015/2016, passou a fabricar tais produtos para o mercado interno do Estado. A Cooperativa dos Fornecedores de Cana produz três produtos específicos desse gênero contra o coronavírus, o álcool 70° da linha saniantes (rótulo verde), o álcool 70° para farmácias e hospitais (rótulo branco) e o álcool em gel (rótulo vermelho).

Bel Coutinho

Recent Posts

Usina Coaf segue batendo recorde semanal de moagem e prevê 1 milhão de toneladas na safra

A 10° safra seguida da usina da Cooperativa Agroindustrial dos Fornecedores de Cana de Pernambuco…

2 meses ago

AFCP oportuniza cobridoras de cana a preço menor e financiada para cooperados da Coaf Insumos

Nesta terça-feira (1°), em nova ação com objetivo de elevar a produção canavieira e baixar…

2 meses ago

AFCP lança documentário da antiga sede restaurada onde foi ateliê de Cícero Dias

Um dos maiores pintores brasileiros, Cícero Dias (1907-2003), reconhecido pelo mundo artístico, considerado vanguardista da…

2 meses ago

Canavieiros de PE sem licenciamento ambiental ficarão sem financiamento bancário da atividade agrícola

Nesta safra em Pernambuco, o canavieiro é obrigado a fazer o licenciamento da atividade agrícola.…

2 meses ago

AFCP busca inovação para redução de custo e aumento de eficiência de defensivos

A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) segue buscando meios para minimizar os…

2 meses ago

AFCP inicia pelos fornecedores da JB novo serviço ambiental para que recebam mais pela cana

O canavieiro pode receber mais por sua cana fornecida às usinas através do Renovabio (Lei…

2 meses ago