Nesta segunda-feira (10), pelo quarto ano consecutivo, referente ao exercício de 2024, a usina da Cooperativa dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf) em Timbaúba distribuiu com seus fornecedores de cana os valores captados através dos Créditos de Descarbonização (CBios) provenientes da produção de etanol na safra. Mais de R$ 500 mil já foram repartidos com os canavieiros e mais um milhão em crédito correspondente deverá ser pago na próxima safra.
A Coaf foi a primeira usina no Brasil a distribuir os seus CBios, antes mesmo da nova lei 15.082/24, que incluiu os produtores de cana no sistema do referido crédito definido pelo RenovaBio.
Os valores dos CBios só não foram maiores porque a Coaf priorizou o açúcar ao etanol na última safra, devido ao preço melhor. As baixas cotações do valor do CBios foi outro fator que resultou no pagamento de meio milhão de reais agora. “A usina decidiu aguardar para vender o restante do crédito já garantido no exercício de 2024, cerca de R$ 1 milhão, quando os valores estiverem mais altos ao longo deste ano e distribuir com seus fornecedores de cana no respectivo exercício fiscal”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Coaf.
Além de Alexandre Lima (presidente), a chapa eleita é formada por Paulo Giovanni (1° vice-presidente),…
A Coaf recebeu o selo pelo seu compromisso com práticas responsáveis de gestão, que incluem…
Nos últimos anos, na verdade desde 2007, a AFCP segue avançando sob a presidência de…
“A distribuição é realizada gratuitamente para os associados da AFCP. É preciso entrar em contato…
Alexandre Andrade Lima, vice-presidente da Feplana, então presidente na época em que a MP foi…
A ação, bem recebida pelos operários, foi conduzida pelo diretor da Coaf, Emílio Celso.