Categories: AFCP NEWS

Coaf e Corteva apostam na proteção e recuperação de nascentes na Zona da Mata

Desde a safra passada, período marcado pelo começo de mais uma seca na região, em especial na Mata Norte de Pernambuco, a Cooperativa dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf) tem buscado novas parcerias diante desse desafio hídrico cada vez mais recorrente nos canaviais do estado. Além do apoio governamental para a construção de pequenas barragens de salvamento, a Coaf, em conjunto com a iniciativa privada, a exemplo da Corteva Agriscience, tem adotado outras iniciativas experimentais para o enfrentamento do problema da estiagem. Uma delas é a proteção e recuperação de nascentes nas propriedades.

 
“Estamos numa região que sofre bastante com a sazonalidade de chuva. Portanto, projetos voltados à proteção e recuperação das nascentes é muito importante para a cultura canavieira e para a pecuária em geral. Pensando nisso e também no fortalecimento da cooperativa, através da diversificação da sua atuação em serviços técnicos e produtos agropecuários, a Coaf investe em parcerias para o armazenamento de água e serviços ambientais”, diz Hermano Wanderley, gerente comercial da Coaf. 


Paulo Sérgio, engenheiro agrônomo da Perene, conta que a parceria avança em passos largos. Já tem projetos sendo implantados em uma propriedade de um cooperado da Coaf, na Zona da Mata de PE.  Muito em breve, os cooperados terão como observar os resultados práticos desta parceria voltada à segurança hídrica e serviços ambientais em propriedades de canavieiros e pecuaristas pernambucanos. 

A engenheira ambiental da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Jeruza Cavalcanti, parabeniza a iniciativa da Coaf. A especialista lembra que água é um insumo e como tal tem que se dar mais atenção, sobretudo porque todos os cooperados estão aflitos com a instabilidade climática na Zona da Mata. Dessa forma, ela completa, a parceria da cooperativa com a Corteva contribui no sentido de buscar a segurança hídrica necessária para a produção na região. 

Bel Coutinho

View Comments

  • Acredito que essa e a forma correta de se recuperar de inicio as nascente e depois as reservas legais que e obrigatorio para todos. A COAF junto com Alexandre que e um profissional competente, tera sucesso esse trabalho, que ja venho executando ha vinte e nove anos nos estado de Pernambuco, Alagoas e Paraiba.

Recent Posts

Usina Coaf segue batendo recorde semanal de moagem e prevê 1 milhão de toneladas na safra

A 10° safra seguida da usina da Cooperativa Agroindustrial dos Fornecedores de Cana de Pernambuco…

2 meses ago

AFCP oportuniza cobridoras de cana a preço menor e financiada para cooperados da Coaf Insumos

Nesta terça-feira (1°), em nova ação com objetivo de elevar a produção canavieira e baixar…

2 meses ago

AFCP lança documentário da antiga sede restaurada onde foi ateliê de Cícero Dias

Um dos maiores pintores brasileiros, Cícero Dias (1907-2003), reconhecido pelo mundo artístico, considerado vanguardista da…

2 meses ago

Canavieiros de PE sem licenciamento ambiental ficarão sem financiamento bancário da atividade agrícola

Nesta safra em Pernambuco, o canavieiro é obrigado a fazer o licenciamento da atividade agrícola.…

2 meses ago

AFCP busca inovação para redução de custo e aumento de eficiência de defensivos

A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) segue buscando meios para minimizar os…

2 meses ago

AFCP inicia pelos fornecedores da JB novo serviço ambiental para que recebam mais pela cana

O canavieiro pode receber mais por sua cana fornecida às usinas através do Renovabio (Lei…

2 meses ago