Nesta quinta-feira (11), o tradicional engenho Jucá, em Aliança, na Zona da Mata pernambucana, recebeu várias dezenas de produtores de cana locais e de outros estados interessados em conhecer uma experiência tecnológica de sucesso desenvolvida na propriedade para a ampliação e qualificação da produção canavieira. O responsável pela iniciativa, o dono do engenho e agrônomo José Henrique Albuquerque (Cazuza) ministrou palestra sobre o assunto e apresentou na estufa e no campo cada etapa da confecção de Mudas Pré-Brotadas (MPB) pelo mecanismo de meiose. Todo o procedimento é realizado de modo simples, com baixo custo em relação a outras técnicas e apresenta um alto desempenho.
O dia de campo contou com apoio da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e da Cooperativa dos Fornecedores de Cana (Coaf), ambas presididas por Alexandre Andrade Lima. A cooperativa rural tem uma unidade para comercialização de insumos agropecuários no Recife. Também possui uma planta industrial de açúcar, etanol, cachaça e outros subprodutos em Timbaúba.
A 10° safra seguida da usina da Cooperativa Agroindustrial dos Fornecedores de Cana de Pernambuco…
Nesta terça-feira (1°), em nova ação com objetivo de elevar a produção canavieira e baixar…
Um dos maiores pintores brasileiros, Cícero Dias (1907-2003), reconhecido pelo mundo artístico, considerado vanguardista da…
Nesta safra em Pernambuco, o canavieiro é obrigado a fazer o licenciamento da atividade agrícola.…
A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) segue buscando meios para minimizar os…
O canavieiro pode receber mais por sua cana fornecida às usinas através do Renovabio (Lei…