Categories: AFCP NEWS

Mais um ministro defende CBios para produtores de biomassa

Em evento ontem da Sociedade Nacional da Agricultura, que contou com a presença da Feplana, o ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, endossou a posição do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a qual também tem o apoio da atual ministra, Tereza Cristina

Nesta quinta-feira (12), após alguns meses de a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante reunião com os presidente das Câmara Setoriais da pasta, garantir apoio ao pleito da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) para correção de uma falha da Lei do RenovaBio onde exclui os produtores de biomassa (cana, soja e etc.) para biocombustíveis do recebimento do Crédito de Descarbonização (CBios), o ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, seguiu na mesma direção. O apoio foi anunciado durante evento ontem da Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), onde reuniu autoridades políticas e do agronegócio, a exemplo do ex-ministro de Agricultura, Roberto Rodrigues, defensor também do pleito

A pedido da Feplana e demais entidades nacionais dos setores produtivos de biomassa para biocombustíveis, a exemplo da Prosoja, presidida por Bartolomeu Braz e que participou como palestrante do evento da SNA, o deputado federal Efraim Filho, líder do DEM na Câmara dos Deputados, já apresentou e aguarda os trâmites do Projeto de Lei (PL 3149/20) sobre o assunto. “Na reunião ontem, o tema foi puxado pelo ex-ministro Roberto Rodrigues. Ele realçou a relevância do RenovaBio, mas classificou como grande falha da lei a exclusão do CBios para os produtores de biomassa. E falou que precisa ser ajustada”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Feplana.   

Na sequência, além do presidente da Prosoja referendar a posição do ex-ministro, o próprio ministro de Minas e Energia ratificou o posicionamento. Ele falou que os produtores de biomassa para biocombustíveis devem sim participar também do recebimento de CBios. Um manifesto com todas as entidades nacionais envolvidas chegou a ser até divulgada antes da crise do coronavírus, logo depois que o PL do deputado Efraim Filho (DEM-PB) foi protocolado. Andrade Lima diz que saiu animado do encontro ontem, diante do apoio também do ministro Bento Albuquerque para este pleito, somando-se a posição favorável que já havia recebido da ministra Tereza.  

Bel Coutinho

View Comments

  • A submissão do setor canavieiro Pernambucano ao governo Bolsonaro não se justifica. Se os ministros atuais não resolvem, imaginem o ex...!!!!

Recent Posts

Usina Coaf doa e planta em Timbaúba mudas de árvore que dá nome ao município

A iniciativa faz parte do projeto Reconectar Timbaúba e do programa Plantar do governo estadual.…

12 horas ago

BNB garantirá maior financiamento pelo FNE para canavieiros após reunião com AFCP

A AFCP conseguiu demonstrar, com o aval dos técnicos do BNB, que é possível ampliar…

12 horas ago

Alexandre Lima é reeleito presidente da Coaf e Emílio Celso como vice para triênio 2025-28

Os cooperados também elegeram Damião Gomes para secretário e Marcos Rabelo na vice-secretária. Paulo Giovanni…

2 semanas ago

Coaf distribuirá sobras com cooperados e bônus médio pela cana chegará a R$ 39/ton

O valor exato aprovado para distribuição das sobras referente à usina Coaf ficou em R$…

2 semanas ago

Feplana reelege Paulo Leal e Alexandre Lima no comando da entidade canavieira do Brasil

Nesta quarta-feira (19), a direção nacional da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana)…

3 semanas ago

Usina Coaf contribui com mudas nativas para o reflorestamento de área no lixão de Timbaúba

Nesta quarta-feira (12), dando continuidade a sua política de reflorestamento da região através da produção…

4 semanas ago