Categories: AFCP NEWS

Mais um ministro defende CBios para produtores de biomassa

Em evento ontem da Sociedade Nacional da Agricultura, que contou com a presença da Feplana, o ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, endossou a posição do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a qual também tem o apoio da atual ministra, Tereza Cristina

Nesta quinta-feira (12), após alguns meses de a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante reunião com os presidente das Câmara Setoriais da pasta, garantir apoio ao pleito da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) para correção de uma falha da Lei do RenovaBio onde exclui os produtores de biomassa (cana, soja e etc.) para biocombustíveis do recebimento do Crédito de Descarbonização (CBios), o ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, seguiu na mesma direção. O apoio foi anunciado durante evento ontem da Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), onde reuniu autoridades políticas e do agronegócio, a exemplo do ex-ministro de Agricultura, Roberto Rodrigues, defensor também do pleito

A pedido da Feplana e demais entidades nacionais dos setores produtivos de biomassa para biocombustíveis, a exemplo da Prosoja, presidida por Bartolomeu Braz e que participou como palestrante do evento da SNA, o deputado federal Efraim Filho, líder do DEM na Câmara dos Deputados, já apresentou e aguarda os trâmites do Projeto de Lei (PL 3149/20) sobre o assunto. “Na reunião ontem, o tema foi puxado pelo ex-ministro Roberto Rodrigues. Ele realçou a relevância do RenovaBio, mas classificou como grande falha da lei a exclusão do CBios para os produtores de biomassa. E falou que precisa ser ajustada”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Feplana.   

Na sequência, além do presidente da Prosoja referendar a posição do ex-ministro, o próprio ministro de Minas e Energia ratificou o posicionamento. Ele falou que os produtores de biomassa para biocombustíveis devem sim participar também do recebimento de CBios. Um manifesto com todas as entidades nacionais envolvidas chegou a ser até divulgada antes da crise do coronavírus, logo depois que o PL do deputado Efraim Filho (DEM-PB) foi protocolado. Andrade Lima diz que saiu animado do encontro ontem, diante do apoio também do ministro Bento Albuquerque para este pleito, somando-se a posição favorável que já havia recebido da ministra Tereza.  

Bel Coutinho

View Comments

  • A submissão do setor canavieiro Pernambucano ao governo Bolsonaro não se justifica. Se os ministros atuais não resolvem, imaginem o ex...!!!!

Recent Posts

Usina Coaf segue batendo recorde semanal de moagem e prevê 1 milhão de toneladas na safra

A 10° safra seguida da usina da Cooperativa Agroindustrial dos Fornecedores de Cana de Pernambuco…

2 meses ago

AFCP oportuniza cobridoras de cana a preço menor e financiada para cooperados da Coaf Insumos

Nesta terça-feira (1°), em nova ação com objetivo de elevar a produção canavieira e baixar…

2 meses ago

AFCP lança documentário da antiga sede restaurada onde foi ateliê de Cícero Dias

Um dos maiores pintores brasileiros, Cícero Dias (1907-2003), reconhecido pelo mundo artístico, considerado vanguardista da…

2 meses ago

Canavieiros de PE sem licenciamento ambiental ficarão sem financiamento bancário da atividade agrícola

Nesta safra em Pernambuco, o canavieiro é obrigado a fazer o licenciamento da atividade agrícola.…

2 meses ago

AFCP busca inovação para redução de custo e aumento de eficiência de defensivos

A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) segue buscando meios para minimizar os…

2 meses ago

AFCP inicia pelos fornecedores da JB novo serviço ambiental para que recebam mais pela cana

O canavieiro pode receber mais por sua cana fornecida às usinas através do Renovabio (Lei…

2 meses ago