Nesta quarta-feira (21), os milhares de canavieiros receberam notícia positiva da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, em relação à quadra chuvosa na região. O serviço meteorológico da entidade, liderado pelo doutor na área, Alexandre Magno, prevê um trimestre marcado por chuvas de normal a acima da média, com boa distribuição espacial e regularidade. A previsão se baseia em vários modelos atmosféricos, onde indicam o fim do El Niño, surgimento da La Niña, e um certo aquecimento da costa oceânica do NE.
O enfraquecimento do El Niño, por sinal, e condições favoráveis da temperatura do Oceano Atlântico, em janeiro e em fevereiro, já estimularam, nestes meses, precipitações acima da média histórica na Zona da Mata – região predominante pelo cultivo da cana de açúcar em PE. Em Itambé (Mata Sul) e Lagoa do Carro (Norte) ficaram 309% e 289% acima no primeiro mês do ano, respectivamente. Em fevereiro, a situação de alta repetiu, com volumes também bastante acima.
“O serviço meteorológico da AFCP foi implantado ano passado e tem sido um instrumento importante para o setor”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da associação que reúne 7 mil canavieiros.
Além de Alexandre Lima (presidente), a chapa eleita é formada por Paulo Giovanni (1° vice-presidente),…
A Coaf recebeu o selo pelo seu compromisso com práticas responsáveis de gestão, que incluem…
Nos últimos anos, na verdade desde 2007, a AFCP segue avançando sob a presidência de…
“A distribuição é realizada gratuitamente para os associados da AFCP. É preciso entrar em contato…
Alexandre Andrade Lima, vice-presidente da Feplana, então presidente na época em que a MP foi…
A ação, bem recebida pelos operários, foi conduzida pelo diretor da Coaf, Emílio Celso.