Com 10 painéis programados até o final da Agrinordeste 2021, a Feira Dos Produtores de Cana do Nordeste (Norcana) diversifica suas temáticas potencializando a cultura canavieira
Os produtores rurais presentes nesta quinta-feira (7), além de poderem fazer negócios, terão a oportunidade de conhecer mais sobre compliances no mundo agro, com o especialista da Andav (das 9h às 10h30) e sobre crédito rural com o gestor do BNB (das 14h às 15h15). Contam, ainda, com as temáticas socioambientais e técnicas. A Fenace, das 10h30 às 11h45, fala sobre a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. E os novos paradigmas para a aplicação da vinhaça na cultura da cana serão abordados pela UFRPE, das 15h30 às 16h45, finalizando assim os painéis do dia.
Já amanhã, no último dia da Norcana, o foco dos painéis será técnico. Inicia com a UFRPE, das 9h às 10h15, sobre etimologia e manejo das principais doenças da cana no NE. As duas últimas serão guiadas por especialistas da UPL-LTD. Das 10h30 às 11h45, falam sobre Food Value Chain – segurança na produção de alimentos; e das 14h às 15h15, será a vez da Pronutive – saúde vegetal do plantio ao cultivo.
Outros painéis já foram realizados na abertura da Norcana, na quarta-feira (6). A Pecege abordou a importância do produtor rural no RenovaBio. A Ridesa tratou do melhoramento genético da cana que vem fazendo no Nordeste há 30 anos, destacado pela criação da variedade RB. E o Ministério da Agricultura e Pecuária versou sobre o uso de insumos de base biológica na cana de açúcar.
Essa é a 8° edição da Norcana. O evento foi idealizado pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e é realizado por sua agrocooperativa (Coaf) e parceiros. As edições mais recentes ocorreram na Agrinordeste, que é organizada pela Faepe, presidida por Pio Guerra. Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP e da Coaf, convida a todos para participarem e agradece a toda a equipe envolvida neste importante evento voltado à cultura canavieira.