A produção de cana de açúcar no estado terá que ter uma licença do governo, sob a responsabilidade da Agência do Meio Ambiente. O Departamento Técnico da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) convoca todos canavieiros vinculados à entidade para levarem a documentação necessária. É preciso levar para a AFCP a escritura da propriedade, Cadastro Ambiental Rural (CAR), comprovante de endereço (conta de luz ou de água), cópia da identidade e CPF e a carta de anuência do município. Sem isso, o produtor rural fica impedido de solicitar financiamentos bancários.
Com os documentos em mãos, a AFCP dará o encaminhamento ao processo de licenciamento da atividade agrícola junto ao órgão ambiental do Estado (CPRH). Na entrega da documentação, serão solicitadas mais algumas informações complementares relativas à atividade agrícola desenvolvida na propriedade. Em relação à carta de anuência do município, a AFCP passará ao produtor o modelo de como deve ser solicitado junto à cidade onde está a propriedade.
Recentemente, inclusive, o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima, reuniu-se com o presidente da CPRH, Anchieta Santos, para tratar deste assunto em defesa do interesse dos associados. O encontro, que contou com a presença da assessora ambiental da AFCP, Jeruza Cavalcante, foi articulado pelo deputado estadual Antônio Moraes, que participou da reunião, com seu filho Felipe Moraes.