
Bueno Aires/PE – Mais de 100 fornecedores de cana da Zona da Mata do estado participaram ontem (25) de evento onde o maior cientista em fertilidade dos canaviais do Nordeste, o professor da UFRPE, Emídio Euzebio, doutor em Solos e Nutrição, apresentou resultados consolidados em Fitoativação. O técnico Ronaldo Mariano, da Sumitomo, empresa parceira da Cooperativa dos Produtores de Cana (Coaf) e também do experimento realizado pelo próprio técnico com o uso de bioestimuladores, demonstrou tais resultados práticos da utilização desses produtos modernos voltados para a promoção da melhoria no cultivo da cana.
“Bioestimulante são produtos que contém substância natural com diferentes composições, concentrações e proporções, que podem ser aplicados diretamente nas plantas, nas mudas e no solo. Tem como finalidade incrementar a produção, melhorar a qualidade da cana e estimular o desenvolvimento radicular”, destacou o cientista.
Emídio acrescentou que tal substância também favorece o equilíbrio hormonal da planta e a germinação mais rápida e uniforme, interfere no desenvolvimento vegetal, estimula a divisão, a diferenciação e o alongamento celular, incluídos os processos e as tecnologias derivados do bioestimulante.
A palestra foi realizada no Restaurante Casa de Mainha em Buenos Aires. Na sequência, o resultado prático disso nos canaviais através do uso desses produtos desenvolvidos pela Sumitomo foi apresentado por Ronaldo aos produtores. O experimento foi realizado em uma propriedade na cidade do presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima, presente no Dia de Campo especial voltado ao segmento.