Até sexta-feira da próxima semana, dia 17, conforme anúncio do Banco do Brasil, os produtores rurais podem se dirigir a uma de suas unidades para buscar renegociar os débitos diretamente. A promessa é de que possa haver desconto de até 95% para liquidação à vista de dívidas vencidas E, ainda, reduções nas taxas de juros e prazo de até 100 meses para renegociação de operações vencidas
No entanto, como não houve regulamentação geral para essa nova renegociação, a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) explica que cada agência do BB tem autonomia para estabelecer o desconto e critérios pertinentes à situação de cada devedor, a depender da classificação interna para cada tipo de dívida.
“Diferente da renegociação anterior, quando houve uma padronização geral, com critérios bem definidos, em atendimento ao pleito dos produtores rurais do Nordeste junto ao Poder Legislativo, sob a liderança do deputado federal Júlio César (PSD/PI), o atual desconto anunciado não possui nenhuma regulamentação nacional. Eu e Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP, estivemos até com o deputado Júlio esta semana em Brasília, e recebemos o esclarecimento”, conta Damião Pereira, tesoureiro da entidade canavieira de Pernambuco.
Ainda assim, a AFCP orienta os associados com dívida a procurarem sua agência para buscar descontos e/ou condições melhores, mesmo que não seja os 95% prometidos ou 100 meses para quitação. O interessado pode acessar o BB até pelos canais digitais: internet, App, WhatsApp (61 4004-0001) e pela Central de Atendimento (4004-001 / 0800 729 0001).