Nesta terça-feira (2), poucos dias depois da reunião com gestores da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em busca da evolução de uma máquina que venha a cortar cana em área de relevo elevado, comum nos canaviais de Pernambuco, a Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP) firmou parceria para esse propósito com docentes da Universidade Federal (UFPE), nas áreas de Engenharia Mecânica (Justo Emílio) e de Inovação e Inteligência Artificial (João Moisés).
A iniciativa foi do Departamento Técnico da AFCP, na pessoa do diretor Paulo Giovanni, que é vice-presidente da AFCP, e do agrônomo Álvaro Rodrigues. Eles detalham que buscam uma alternativa adequada para região com declividade, hoje com corte majoritariamente manual pela falta de máquinas com a tecnologia.
A intenção é colocar as mentes notáveis dos professores da UFPE para trabalhar em busca de uma solução neste sentido para Pernambuco e a região nordestina. A reunião teve a participação do presidente da AFCP (Alexandre Andrade Lima) e do consultor, Thiago Cintra, que tem ajudado a entidade na busca por recursos da Finep. A AFCP, com a sua Cooperativa Agroindustrial (Coaf), está focada na estratégia de solucionar o corte de cana em PE e no Nordeste.