Dirigentes da Arpan e da Acavasf também participaram. Foi debatido sobre a importância dos produtores de cana neste processo de logística reversa de vasilhas desses produtos de uso no campo, bem como sobre conscientização e educação ambiental do segmento
Há poucos dias, a entidade nacional (Fenace) que reúne as associações de venda de produtos agro/pecuários no país, como a Arpan no NE e a Acavasf no Vale do São Francisco, visitou o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Andrade Lima, na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). Neste estado, os canavieiros se destacam por representar quase 50% de toda a cana e ainda possuem três das 13 usinas em operação, que funcionam em regime de cooperativas. São elas: Coaf, CooafSul e Agrocan.
“Somente a Coaf neste ano, em ação realizada pela Arpan com o apoio da AFCP e da Adagro, recolheram mais de 10 toneladas de embalagens” fala Andrade Lima. A visita dos líderes da Fenace, acompanhados com os da Arpan e Acavasf, visando intensificar a parceria para a coleta e sua devida reutilização de modo a contribuir mais com a natureza e a sociedade, anima-nos e somos gratos”, realçou.
As três usinas destacam-se durante ações de recolhimento itinerantes de embalagens. Os canavieiros participam de forma significativa. A coleta gira em torno de 20 toneladas, retirando esse material da natureza e oportunizando a sua transformação fabril e novos usos para sociedade.
A comitiva da Federação Nacional das Associações de Centrais e Afins (Fenace) na AFCP teve a presença da presidente e da vice, Sandra Rodrigues e Vânia Schoenherr. Com elas estavam o presidente e o diretor executivo da Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Nordeste (Arpan), Gerson Menezes e Roberto Chiappetta, além do presidente e da diretora executiva da Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) Deusemar Dias Santos e Dianara Cavalcante.