Ao longo desta semana, o presidente da Cooperativa dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf), Alexandre Lima, junto com outros 24 cooperativistas de vários ramos no estado, tem participado do fechamento do Programa Cooperlider na Espanha. A comitiva é vinculada à Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-PE). A formação busca qualificá-los para a governança do sistema OCB-PE.
A missão internacional dos estudos tem sido realizada em Mondragón – cidade espanhola com vocação cooperativista. Os participantes puderam, inclusive, ver apresentações sobre o funcionamento da federação de cooperativas do local, que constitui o maior grupo cooperativista do mundo. Também visitaram, durante a semana, as cooperativas do complexo Mondragón, incluindo áreas de pesquisa, indústria e crédito, além de aulas em universidades dessa região na Espanha.
Para o pernambucano Alexandre Lima, o que mais impressionou é que na região o cooperativismo é muito consolidado. Por conta disso, a distribuição de riqueza e renda é bastante equilibrada. O máximo de diferença de salário entre os cooperados é de até 6 vezes maior ou menor entre eles, havendo, inclusive, diz o dirigente canavieiro, cooperativas que só podem ser de 500 Euros a diferença entre elas.