Na última quarta-feira (20), cumprindo uma agenda com deputados e senadores em Brasília, a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) tratou de temas de interesse do setor em tramitação na Câmara Federal e no Senado. Entre os assuntos abordados, em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Feplana dialogou com a senadora Tereza Cristina (PP-MS), nomeada relatora do Projeto de Lei (PL 2608/2021), que autoriza as usinas e cooperativas sucroenergéticas a venderem etanol direto aos cooperados e plantadores de cana-de-açúcar.
Paulo Leal (presidente da Feplana) e Alexandre Andrade Lima (vice-presidente da Feplana e conselheiro da OCB/PE) foram recebidos pela senadora, junto com uma comissão composta por mais membros da OCB, da CNA e da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, representada pelo diretor Umberto Maranhão. O Nordeste se destaca pela reabertura de usinas através de cooperativas formadas por canavieiros, como as pernambucanas Coaf, CoafSul e Agrocan; as alagoanas Pindorama e Coopervale; e a Coagro no Estado do Rio Grande do Norte.
Antes de apresentar o relatório do PL, a senadora acolheu o apelo das entidades de aguardar a contribuição das mesmas a respeito, podendo ser incluída no texto que vai a votação na Comissão de Meio Ambiente do Senado. O PL é de iniciativa do senador Luiz Carlos Heinzer (PP/RS). Se aprovado na CMA, a tramitação do PL seguirá para a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Leal e Lima conversaram, também, com a assessoria do senador Heinzer sobre o PL, aprofundando o debate. A Feplana, OCB e CNA estão preparando sugestões sobre a matéria e enviarão à relatora.