A Prefeitura de Timbaúba, através da participação do secretário de Meio Ambiente, Josinaldo Junior, marcou presença no lançamento do Projeto Reflorestar da Usina da Cooperativa Agroindustrial dos Fornecedores de Cana do Estado (Coaf) nesta quarta-feira (15), no centro da cidade. Mais de seis mil mudas de árvores nativas da região foram produzidas na sementeira da usina em Timbaúba para o replantio nas margens dos rios e nascentes
“Na atividade, mil mudas já foram distribuídas à população em geral, à Prefeitura, ao Detran e outros locais”, conta Jeruza Cavalcanti, gestora Ambiental da cooperativa presente na ação, acompanhada de técnicos, auxiliares e agrônomos da Coaf. O secretário municipal de Meio Ambiente recebeu 200 mudas. O gestor assumiu que fará o plantio em praças e jardins da cidade. Também foram distribuídas para a Escola Jader de Andrade e para o Conjunto Residencial de Timbaubinha.
Para Geraldo Barros, agrônomo da Coaf, esse é o pontapé do Projeto Reflorestar. “Agora vamos focar os trabalhos para o plantio das demais mudas nas áreas de rios e nascentes das propriedades canavieiras dos cooperados situadas na cidade”, diz o especialista. A sementeira da Coaf é gerida por um de seus agrônomos, o Ebson Soares. Ele conta com uma equipe de auxiliares no trabalho de coleta e germinação das espécies nativas de Mata Atlântica, assim como no plantio para a recuperação de áreas as mais diversas de produtores cooperados da Coaf.
Alexandre Andrade Lima, presidente da cooperativa, parabeniza a todos os envolvidos na defesa ambiental de Timbaúba. O município abriga a usina que gera mais de 10 mil postos de trabalho diretos e indiretos no campo e fabril, movimentando milhões de reais na economia local e cidades vizinhas.