Água é o principal insumo em toda atividade agrícola, como na cana-de-açúcar. A Coaf convoca mais cooperados para solicitar mudas para sua propriedade
Nesta quarta-feira (22), técnicos da sementeira da usina da Cooperativa Agroindustrial dos Fornecedores de Cana (Coaf) atuaram em atividades da prefeitura de Timbaúba, pelo Dia Mundial da Água. Em defesa do Rio Cruangi, na área da vila que tem seu nome por ser cortado pelo mesmo, foram plantadas mudas de plantas nativas produzidas pela sementeira, sob a responsabilidade do agrônomo Everson Lima e coordenado pela assessora Ambiental da Coaf e da Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP), Jeruza Cavalcanti.
“Quase 100 mudas foram plantadas na beira do rio na Vila Cruangi. Na localidade não tem quase nenhuma árvore. Agora, depois do crescimento das mudas, essa realidade vai mudar e ajudará na preservação do rio”, diz com satisfação Alexandre Andrade Lima, presidente da Coaf e da AFCP.
Há um mês, houve o plantio de mais mudas em uma outra área do rio. Jeruza aproveita para convidar mais cooperados com propriedades onde passa o Cruangi ou outros riachos e nascentes para solicitar as mudas. “Água é insumo central da atividade agrícola”, destacou a especialista.
Desde que criou a sementeira, a Coaf realiza plantio na cidade e em outras onde há seus cooperados, ajudando na proteção de rios e das nascentes. O plantio de ontem na Vila Cruangi, que é um distrito de Timbaúba e a localidade de origem da subprefeita Alcione, contou com a iniciativa da gestora e do secretário municipal do Meio Ambiente, Josinaldo Junior.