Informe ATR - confira o preço atualizado da cana

AFCP NEWS

Usina Santo André, em Tamandaré, será a quarta usina a reabrir em PE

Nesta última quinta-feira (30), após 12 anos fechada em Tamandaré/PE, a Coopercol (cooperativa de canavieiros da região) disse à Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) que abrirá a usina Santo André ainda nesta safra. A iniciativa tem o apoio do órgão de classe e do prefeito da cidade, Carrapicho. O anúncio foi feito no parque industrial, na presença do gestor do município e do presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima, este responsável pela reabertura da antiga usina Cruangi, em Timbaúba, desde 2015, sendo chamada de Coaf – nome de outra cooperativa deste setor.

“Parabéns à CooperCol pela atitude que vai ajudar muito na produção da cana na região”, diz Lima. Essa é a quarta usina a ser reaberta pelo sistema de cooperativa por canavieiros. A primeira foi a Coaf na Cruangi. A segunda, a CoafSul na antiga usina Estreliana, em Ribeirão, em 2020. A terceira será a CoafVale na Pumaty em Joaquim Nabuco, a partir desta safra. 

A Santa André também entra nesta lista de reabertura graças ao cooperativismo dos fornecedores de cana. Alexandre, inclusive, destaca o empenho do gestor municipal para a iniciativa. “Carrapicho esteve na Coaf e conheceu este modelo de cooperativismo profissional nas usinas pelos canavieiros. Na ocasião, há uns dois anos, fez questão de irmos até a usina Santo André para reabri-la, o que foi inviável naquele momento, sendo possível agora com a CooperCol”, conta. 

A usina CooperCol deverá moer 300 mil toneladas de cana nesta safra de retomada. A previsão é gerar cerca de 2 mil empregos no campo e na fábrica, beneficiando esta região de Tamandaré.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *