Informe ATR - confira o preço atualizado da cana

AFCP NEWS

AFCP lamenta morte de ex-ministro que revolucionou a agricultura brasileira

Morreu nesta quinta-feira (29), em Minas Gerais, o professor e ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, de 86 anos. Recentemente, havia passado por uma operação e recebeu um implante no quadril. Estava internado há 29 dias no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte. Infelizmente, a sua morte foi confirmada pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), entidade em que Paolinelli ocupava o cargo de presidente executivo. A Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) lamenta sua morte e diz que o Brasil perdeu um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura e da pecuária no Brasil.

Alexandre Andrade Liima, presidente da AFCP e que conviveu com Paolinelli em muitos fóruns e câmaras setoriais nos últimos, lembra que o ex-ministro chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021, sobretudo pela expansão da agricultura brasileira sobre as áreas de cerrado do Centro-Oeste do país, hoje maior polo produtor de grãos do Brasil. “O país e o mundo perderam muito com a sua morte”, ratifica Lima, que também é vice-presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), entidade nacional da qual também expressa seus votos de pesar.

Alysson Paolinelli nasceu em Bambuí, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, em 1936. Engenheiro agrônomo, ele assumiu a Secretaria de Agricultura do estado em 1971. Três anos depois, tornou-se ministro no governo de Ernesto Geisel, período em que criou a Embrapa – empresa responsável pela revolução no agro brasileiro. Também foi deputado federal e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *